05 fevereiro 2011

The Caroline - Biografia - Discografia


O embrião da banda começa por volta de 2006, na cidade de Belém, Estado do Pará, quando Marcelo Mode escreve a canção "Carol Anne", inspirada no filme "Poltergaist III". Batizada primeiramente de "The Carol Anne", a banda usou também a alcunha de "The Caroline Está Morta".
A primeira formação da banda contava com: Marcelo Mode(vocal), Thiago Diniz(guitarra), Elvis Butélo(baixo) e Marcos Smith(teclado).
Em 2007, entram no estúdio e gravam uma faixa demo de Carol Anne para disponibilizar na internet, usando uma bateria programada. Thiago Diniz, que estava em Macapá resolvendo problemas pessoais, e Marcos Smith, preso por briga, não participaram das gravações. Sendo assim, Marcelo Mode teve que gravar a parte de ambos.
A canção foi lançada em outubro e alcançou a aceitação dos internautas. A canção passou a ser executada na programação de rock das rádios locais, acumulando ótimos elogios, inclusive de programas como "O B alanço do Rock, da Cultura", apresentado por Beto Fares.
Pouco depois, surge um problema em relação ao nome da banda. Mode havia assistido a versão dublada de "Poltergaist III", onde no final do filme se apresentava Carol Anne escrito corretamente, mais durante o filme se pronunciava errado, Caroline, para abrasileirar a pronúncia. Quando ele assistiu a versão original em inglês, apercebendo-se do equívoco, optou por continuar com a pronúncia e alterar a escrita, mudando o nome da canção para Caroline e o da banda para The Caroline, para facilitar a procura da banda pelo público brasileiro e para solucionar a diferença entre escrita e pronúncia que havia se estabelecido em relação ao nome da banda. Na própria gravação Mode pronunciava Caroline, o que pesou bastante, segundo ele, musicalmente soava bem melhor do que Carol Anne.
Em julho de 2008, entram no estúdio para gravar, ainda sem Thiago Diniz e com a presença de Marcos Smith. Lançam na internet a faixa demo "O Muro" (inspirada no conto de Sartre, com o mesmo nome), alcançando a mesma aceitação da canção anterior.
A banda recebeu comparações com o Legião Urbana, devido a semelhança do tom de voz. Mode respondeu assim ao amigo Alfredo Alvarenga, do Ecos D`Alma, no Orkut:
"O problema é que todo mundo só tem o Legião Urbana como referência de banda nesse país. Se ao menos fossemos comparados com as influências do Legião Urbana, como o Joy Division, ou até mesmo o Sisters of Mercy, tudo bem, pois definitivamente o Legião Urbana não é uma das nossas influências".
Um dos poucos que perceberam isso foi Beto Fares que ressaltou isso quando apresentou a banda pela primeira vez em seu programa na época do lançamento de Carol Anne. Mode ainda continuou, dizendo que todos erraram! E que sua verdadeira inspiração para cantar daquele jeito vinha de Jim Morrison do The Doors.
Em setembro lançam uma gra vação caseira e acústica para Poesias de Fim de Tarde, de Marcos Smith, apenas com Mode nos vocais e violão, e a participação de Rogério Mendonça nos teclados.
No dia 28 de dezembro se apresentam no 3ª Panela de Pressão, em Icoaraci, com Thiago Diniz retornando de Macapá e a participação especial de Pol Duarte, do Neurama, na bateria. No repertório uma primeira composição de Diniz: À Cidade.
No dia 05 de julho de 2009, apareçem no Projeto Domingo é Cultura da Marambaia, com a participação especial de Wellington Soares, do Undead, na bateria.
Em outubro saem na coletânea paulistana "A World in Darkness: South America Goth Collection", reunindo bandas góticas da América do Sul, com a canção "Caroline".
Pouco depois, os problemas pessoais fazem Thiago Diniz dar um tempo da música. Marcos Smith passa para a guitarra e Mode assume, também, os teclados, Maurício Rato entra para a bateria.
Em 2010, depois do show d o dia 21/01, desavenças artísticas fizeram a banda cancelar os shows em Manaus e Rio de Janeiro, sendo que no show do Rio a banda iria abrir para o “Sirenia”, da Noruega, um dos principais expoentes do Gothic Metal mundial: o que marcou a saída de Marcos Smith e Elvis Butélo, que formaram o “Geração-X”.
Depois disso Mode anunciou que a banda iria ficar inativa por tempo indeterminado, para poder arranjar novos integrantes.
Em Julho de 2010, saem na coletânea "Schatten der Vergangenheit Compilation I" da revista "The Funeral of Tears Magazine" de Fortaleza, reunindo bandas góticas nacionais, com a canção "O Muro".
Em outubro de 2010, uma terrível notícia: o suicídio do ex-guitarrista Thiago Diniz


The Caroline(Demo)

01 Caroline (2007)
02 O Muro (2008)
03 Poesias de Fim de Tarde (2008)


4 comentários:

  1. obrigado ao pessoal do site- praseres ocultos, por esta divulgando o cenário gótico brasileiro e em breve estarei divulgando minha banda solo:projétil butélo.elvis butélo.baixista-the caroline

    ResponderEliminar
  2. Obrigado elvis,é uma honra receber o teu comentario,e quando achares apropriado,o timing podes enviar o teu projecto a solo como biografia,discografia e foto para

    v.neves1972@gmail.com

    Abraço

    Vitor Morcego

    ResponderEliminar
  3. SALVE VITOR MORCEGO...fico feliz em saber que ainda há pessoas como eu resistindo e sendo remanescentes da sub-cultura DARK/GÓTICA desde dos anos 90(apesar de'u ser mais velho com quase 37 anos...)fico feliz em saber q vc também espalha informações coesas que farão essas juventudes futuras e porra-loucas re-pensarem na contra cultura,na cultura marginal etc...afinal,precisamos espandir mais cultura alternativa,filosofia,e trazer a educação de si para si no pensamento NIETZSCHENIANO para o pensamento ocioso de seres que vivem em vão...AH,CARA DESCULPE POR NÃO CONSEGUIR ENTRAR EM CONTATO COM VC E OUTROS CARAS,AFINAL,HACKEARAM ORKUTS E BLOGS MEUS,AFINAL SOU UM CARA MUITO RADICAL E PERSEGUIDO...VALEU...E CONTINUE FIRME E FORTE>(MARCOS SMITH)

    ResponderEliminar
  4. Viva Marcos Smith,obrigado pelas palavras,e enquanto nao me bloquearem tambem a mim vou defendendo a minha tese(só um pormenor ,somos da mesma geraçao,eu tenho 38 anos)continuem o vosso bom trabalho,para nao perdermos uma das peças da cultura gotica que é o Gothic Rock,abraço.

    ResponderEliminar


free counters

Prazeres Ocultos Banner Link-Me


Funerella.com - Scary pictures, gothic layouts, dark pictures, gothic myspace layouts